Ben Self conta como arrecadou US$ 500 mi pela internet

Meio bilhão de dólares. Pela internet, para a campanha eleitoral de Barack Obama. Como isso foi possível? E mais: a arrecadação correu em meio a uma mobilização de milhões de voluntários, igualmente na web.

Sócio da empresa que coordenou a arrecadação de Barack Obama, Ben Self falará sobre o tema em São Paulo, no dia 15. Ele será uma das atrações do 1º Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing, dias 15 e 16 – uma iniciativa da George Washington University, com vários parceiros brasileiros.

Do total de US$ 500 milhões, dois terços foram coletados por email – para muitos, até então, uma forma obsoleta para esse tipo de aproximação. A se ressaltar que nada menos que 3,2 milhões de americanos fizeram doações para a campanha de Obama. Cada um deles doou em média US$ 100. O universo de emails na lista de Obama era ainda mais gigantesco: 13 milhões de nomes.

Todas essas doações estavam registradas no site. Segundo Self, essa é uma prática que limita a existência de doações irregulares – um tema quente nas últimas eleições brasileiras.

Claro que nem tudo era feito por email pela Blue State Digital. Uma das ações da empresa de Self partia do princípio de que não adianta se comunicar apenas com os já simpatizantes. Quase todos os visitantes (98%) do site do candidato estavam nessa condição. Por isso, os estrategistas visaram, nas redes sociais específicas dos democratas, o convencimento dos vizinhos indecisos. Estes estavam mapeados (literalmente) a partir de pesquisas de intenções de voto.

O especialista critica algumas práticas adotadas no Brasil – por exemplo, a existência de um só site para cada candidato. Ele acredita que levará algum tempo para o país chegar ao atual patamar dos Estados Unidos na mobilização pela internet.

Ben Self fará a palestra de abertura do evento.

Anúncios

Tags: , , ,

Uma resposta to “Ben Self conta como arrecadou US$ 500 mi pela internet”

  1. Falta uma semana para seminário “Efeito Obama” « O Efeito Obama Says:

    […] Ben Self fará a abertura do evento no dia 15, sobre a internet na campanha de Obama. Peter Giangrego fará o enceramento, sobre as lições da campanha presidencial americana (a comunicação após o fenômeno Obama). Os outros dois especialistas americanos são Jason Ralston e Scott Goodstein, que falarão, respectivamente, sobre a construção de mensagem no caso Obama e o marketing via celular na campanha do democrata. […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: