Ben Self: mais do que persuadir é preciso engajar voluntários

Ben SelfA utilização da internet na campanha política não precisa visar o convencimento imediato do eleitor. Trata-se, antes disso, de formar uma rede de voluntários e de pessoas que convençam os demais – em suas comunidades, bairros etc. “Não usar a internet para persuadir, mas para engajá-las em um movimento”. Esse foi um dos recados principais dados por Ben Self, estrategista da campanha de Barack Obama, no 1º Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing, em São Paulo.

Self mostrou imagens tomadas pelo Google Earth de determinado bairro americano. Ali estavam assinaladas residêncis de apoiadores de Obama que, além de terem se cadastrado como voluntários, tinham fornecido seus endereços. Ao lado, o registro de casas de potenciais eleitores – especialmente os indecisos. “Queremos que você fale com essas pessoas”, instruía a campanha.

O fenômeno exposto pelo especialista é o de uma aproximação maior com o eleitor. Uma comunicação mais direta, menos dependente das mídias tradicionais. “Na mídia tradicional o eleitor tem de decidir a partir do que ela fala dos candidatos. E agora estamos falando de uma relação direta com os eleitores. Um relacionamento de ida e volta, de maneira que a pessoa possa interagir”.

A internet, e mais particularmente as mídias sociais, seriam instrumentos para essa comunicação. “Há quem não entenda que entrar no Facebook não é para uma campanha de popularidade, de quantos amigos tem. Mas sim para contar os eleitores e fazer uma nova campanha”, afirmou.

O ponto, enfatiza ele, é a construção de relacionamentos. “Talvez as táticas sejam diferentes de país para país”, assinala. Ele conta, por exemplo, que nos Estados Unidos as pessoas fazem reuniões em suas casas. Na Inglaterra isso seria impensável – lá, elas se reúnem mais em outros lugares, como igrejas.

Anúncios

Tags: , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: