Mecanismo de busca pode identificar tendências políticas

principais-buscadoresTanto Ben Self, um dos estrategistas da campanha de Barack Obama, como Ivo Correa, do Google Brasil, destacaram a importância dos mecanismos de busca na campanha eleitoral, durante o primeiro período do seminário “efeito Obama”, em São Paulo.

Ben Self apresentou dados dos nomes “Dilma Rousseff” e “José Serra” em gráficos do Google Trends. Esses dados mostram o quanto nomes, palavras e expressões foram sendo digitados por populações específicas – brasileira e americana, por exemplo. “Voluntariado” é algo regular nos Estados Unidos; no Brasil, tem picos, de acordo com determinados eventos.

O estrategista de Obama explicou que também usou o AdWords do Google para prevenir boatos – como o de que o candidato seria muçulmano, e não cristão. Assim, quando alguém digitava “Obama muslim”, o Google já divulgava link para texto da campanha democrata que negava o boato.

Ivo Correa assinalou que esse recurso de propaganda vinculada à busca é proibido no Brasil. “Os governos podem fazer; candidatos, não”. Mas ele afirmou que o Google Trends pode ser uma das grandes novidades na campanha, por conta da medição de tendências.

Correa apontou o Google Moderator como outra ferramenta a ser utilizada. Obama fez um convite no YouTube para que as pessoas fizessem perguntas em oito áreas da administração. “Há ferramentas para as pessoas tentarem mudar o processo de participação nas decisões. E, portanto, as decisões”, disse o diretor do Google Brasil.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: