“Brasileiros devem investir no porta em porta”, diz estrategista

Em vez de esperar pelo período de 45 dias de campanha televisiva antes das eleições, os brasileiros precisam investir na estratégia do “porta em porta”. Reunir pessoas que possam ajudar a montar a lista de preferências dos eleitores. Primeiro deve resolver o problema da ausência de um banco de dados sobre o eleitorado – quanto mais robusto ele for, maiores as possibilidades de eficácia. Se partidos investirem tempo e dinheiro nisso, vão ganhar.

Essas são algumas das considerações de Peter Giangreco sobre a eleição em 2010 no Brasil. “Sem os dados dos eleitores, fazer o microtargeting será muito difícil. Vocês devem construir a base de dados. De 0 a 100, classificar quem pode ser persuadido ou não, em cada região”, afirmou, durante o 1º Seminário de Estratégia de Comunicação e Marketing, em São Paulo, sobre o “efeito Obama”.

Ele avisa que isso leva tempo. Para chegar ao nível de detalhamento do eleitorado que garantiu a vitória do democrata, o partido gastou entre US$ 2 milhões e US$ 3 milhões. “Tinha equipe trabalhando só com a definição dos alvos”, conta. Fora os US$ 20 milhões em mala direta – isso só na eleição presidencial. “Mas foi um investimento com retorno”.

Anúncios

Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

5 Respostas to ““Brasileiros devem investir no porta em porta”, diz estrategista”

  1. Arnaldo Queiroz Ribeiro Filho Says:

    Referência ao blog e o twitter já estão lá no blog espero que vocês continuem atualizando o blog e parabéns pela iniciativa! (e desculpe por não ter citado antes estou começando agora)

  2. José Adolfo Says:

    Se essa estratégia for feita aqui, já no inicio de 2010 o trabalho deve ser intenso. Quem conseguir associar a massa dos entrevistadores do CENSO 2010 as pesquisas eleitorais, sairá na frente :)

  3. Micro-targeting and internet tested mail, apresentação de Peter Giangreco « O Efeito Obama Says:

    […] “Brasileiros devem investir no porta em porta”, diz estrategista MICRO-TARGETING AND INTERNET TESTED MAIL […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: